domingo, 10 de fevereiro de 2013

Tarte de Pêssego

Era sexta- feira, a semana tinha sido de muito trabalho e estava cansada. No dia seguinte iria novamente trabalhar e ao final do dia havia uma festa.

Estava indecisa,  posso ir sentar-me a descansar, e ler o meu livro ou e ver televisão. Ou posso fazer um doce para amanha levar. "Vou para o sofá, estou cansada", pensava eu. Logo depois, "Não, vou fazer um doce, é isso, ainda não tenho sono!". A adrenalina de mexer nos tachos logo me tirou a vontade de descansar.

Frigorífico aberto, o que temos nós aqui? Nada de especial apenas uma massa quebrada que necessitava ser consumida o quanto antes. Despensa comigo. E aqui, o que temos?  Hum, pêssego em calda também a necessitar de consumo urgente. Revistas abertas e com os meus ingredientes não tinha nenhuma receita. O desespero apoderava-se de mim e a vontade de me sentar novamente no sofá tomava o seu lugar no meu pensamento. Vou adaptar uma receita!




Tarte de Pêssego





Ingredientes:
  • 5 gemas
  • 200 gr de açúcar
  • 5 folhas de gelatina incolor
  • 600 gr de pêssego
  • sumo de 1 limão
  • 2 colheres de sopa de farinha Maizena
  • 500 ml de leite quente
  • 1 rolo de massa quebrada estendida de compra


Receita:
















  • Passar o pêssego em calda por água, para retirar a goma e reservar 3 ou 4 metades para no fim decorar.
  • Num tacho colocar 100 gr de açúcar, com os restantes  pêssegos partidos aos bocadinhos e o sumo do limão. 
  • Leve ao lume e deixe cozinhar até os pêssegos ficarem desfeitos. Retire do lume, reduza a puré e deixe arrefecer.
  • Coloque as folhas de gelatina num tigela com agua fria.
  • Forre uma tarteira com a massa quebrada, pique o fundo com um garfo e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante 20 a 30 minutos. Fim do tempo retire do forno e deixe arrefecer.
  • Deite as gemas para uma tigela, adicione o restante açúcar e misture bem. Junte a farinha e o leite, em fio e mexendo sempre, e deite para um tacho.
  • Leve ao lume, mexendo sempre, até engrossar. 
  • Retire do lume e junte as folhas de gelatina, previamente demolhadas e escorridas, e mexa até ficarem bem dissolvidas.
  • Verta dentro da tarteira, deixe arrefecer e depois leve ao frio até solidificar.
  • Depois espalhe em cima os restantes pêssegos  partidos aos bocadinhos, regue como puré do pêssego que preparou e sirva bem fresco.
Nota: Guardem as claras, podem ser congelas para futuras sobremesas.





Sem comentários:

Enviar um comentário