segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Souflé de peixe

Quantas vezes temos uma ideia acerca de qualquer situação e por mais que queiramos  não conseguimos mudar essa mesma ideia.

Pensamos novamente acerca do assunto e voltamos sempre à mesma ideia inicial.

Assim foi comigo.

Tinha peixe. E vontade de comer um souflé...

Souflé de Peixe era mesmo o que me estava a aptecer. Mas nunca fiz. Não será difícil, pensei eu. Mas é, sei-o agora. É preciso tempo, paciência e dedicação.

Foi a 1ª vez que fiz souflé, não ficou mau, faltava-lhe apenas sabor. Sabor a limão, pimenta e noz-moscada



Souflé de peixe

200 gr de peixe às lascas limpo de peles e espinhas ( usei garoupa )
50 g de margarina
50 g de farinha
3 dl de leite frio  ( eu usei mais, e perdi a noção da quantidade)
4 ovos+1 Clara
queijo ralado q.b. ( não usei) 
Limão,sal, pimenta e noz moscada q.b. ( no meu caso, foi em pouca quantidade)

A receita:

Esmagar o peixe com um garfo. Eu meti no robô de cozinha

Derreter a margarina num tacho e polvilhar com a farinha. 

Deixar cozinhar um minuto sem deixar ganhar cor. Acrescentar o leite frio, mexer e deixar engrossar. Este processo não foi fácil e aqui tive de ir acrescentando mais leite.

 Juntar o peixe e temperar com limão, sal, pimenta e noz moscada. Adicionar as gemas uma a uma.

Pré-aquecer o forno a 200º.

Bater as claras em castelo e envolvê-las no preparado suavemente. Colocar numa forma untadas com manteiga e deixar cozer no forno 25 a 30 minutos ( cozi 25 minutos, desliguei o forno e deixei ficar o souflé por mais 5 minutos ).

Serve-se imediatamente, acompanhado de salada.



Sem comentários:

Enviar um comentário