terça-feira, 30 de abril de 2013

Uma receita, um passatempo

Depois destas maravilhosas compras e da vontade de mudar alguns hábitos alimentares, esta foi a primeira receita macrobiótica que fiz.

A experiência foi boa mas não estava divinal. O tofu com o alho-francês e os cogumelos ficam óptimos. O arroz integral é um pouco diferente no sabor e o feijão azuki não ficou no ponto. Comi tudo, claro está, para a próxima sairá melhor. Com a pratica vou lá.

Tofu com Cogumelos e Alho-Francês com Arroz Integral e Feijão Azuki



Ingredientes:
  • Tofu
  • Cogumelos Frescos
  • Alho-Francês
  • Coentros
  • Arroz Integral
  • Feijão Azuki
  • Alga Kombu, uma tira com 5cm
  • Agua
  • Sal q.b.
Receita:

Para o Arroz - Uma medida de arroz para duas de água. Fritei o arroz em um pouco de azeite, adicionei a água, deixei ferver, temperei de sal e depois baixei para o mínimo para cozer durante 45 minutos, isto foi o que eu fiz. O que acho que deveria ter feito, uma medida de arroz para quatro de água, deixar a água levantar fervura, temperar de sal, deixar levantar fervura novamente,adicionar o arroz, deixar ferver e só depois baixar o lume para o mínimo e cozer durante os 45 minutos.

Para o Feijão Azuki - Uma medida de Feijão Azuki para duas de água. Demolhei o feijão com a Alga Kombu, durante 30 minutos. Coloquei a água onde demolhei o feijão ao lume, quando levantou fervura juntei o feijão com a alga e deixei cozer até estar no ponto. Para a próxima  deixo a demolhar mais tempo, talvez de um dia para o outro e cozo na panela de pressão.

Tofu com Alho-Francês e Cogumelos - Comecei por arranjar os cogumelos. Depois coloquei um pouco de azeite num tachos e deixei cozinhar os cogumelos em lume brando. Noutro tacho coloquei um pouco de azeite, adicionei o alho-francês e deixei cozinhar, depois adicionei os cogumelos e por fim o tofu. Baixei o lume para o mínimo, rectifiquei temperos, deixei cozinhar.  Depois de cozinhado, adicionei coentros frescos.

2 comentários:

  1. Querida Filipa,
    também tenho arroz integral para fazer pela primeira vez, vou seguir as tuas instruções "como deveria ser" :))
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana, espero que fique bom!! Depois partilha!! :) Bjs

      Eliminar